Bird Eye Boat

COMO O PROJETO MEGAMAR ATUA?

Ações de Educação ambiental

As ações de educação ambiental, acontecem através de palestras e exposições, em que, são tratados assuntos como: informações da megafauna marinha presentes no complexo portuário de Suape, das espécies envolvidas nas questões dos incidentes com tubarões, dos resultados preliminares da pesquisa científica, bem como a apresentação de alguns itens e exemplares proveniente da coleção biológica da equipe de educação ambiental dos laboratórios integrantes do projeto, atuando principalmente em instituições de ensino, pública ou privada.

 

Embarques

A equipe científica do projeto Megamar vem realizando cruzeiros científicos com o intuito de monitorar as espécies de peixes presentes nas circunvizinhanças do Porto de Suape, utilizando estruturas rígidas conhecidas como BRUVS (sigla em inglês Baited Remote Underwater Vídeo System). A coleta de imagens é realizada semanalmente, no período que precede e sucede ao pico de cada fase da lua (nova, crescente, cheia e minguante). 

Com os BRUVS, é possível realizar observações não letais a biodiversidade, o que torna a metodologia especialmente importante para os estudos de espécies que possuem populações altamente susceptíveis às ações antrópicas, a exemplo da raia-prego que se encontra no status de conservação como vulnerável (VU), segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

 

Nas imagens observamos nossos primeiros registros da megafauna marinha na área de estudo, sendo está representada por raias-pregos; peixes recifais como as xiras e o arióco; e até mesmo tartarugas marinhas, confira abaixo.