O QUE É O PROJETO MEGAMAR FH?

 

O projeto Megamar é uma parceria entre Suape, a Fundação Apolônio Salles (Fadurpe) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que tem como objetivo de avaliar a diversidade e abundância relativa da megafauna presente no ecossistema marinho da área portuária de Suape, bem como compartilhar todo o conhecimento adquirido, através de ações, com a equipe de Educação Ambiental. Os pesquisadores responsáveis, fazem parte dos Laboratórios de Oceanografia Pesqueira, Etologia de Peixes e Tecnologia de Pesca, do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE.

OBJETIVOS DO PROJETO

O objetivo do projeto é gerar informações acerca da diversidade, distribuição e abundância relativa dos elasmobrânquios integrantes da megafauna marinha na região costeira de Pernambuco, especificamente na área marinha do Complexo Portuário de Suape, bem como informar e sensibilizar a população acerca do monitoramento ambiental realizado, sobre a megafauna marinha presente na área, bem como sobre a questão dos incidentes com tubarões ,e de medidas preventivas para um banho seguro, compartilhado através de palestras e exposições.

POR QUE O PROJETO LEVA O NOME DO PROFESSOR FÁBIO HAZIN?

O Professor D.Sc. Fábio Hazin, foi um grande pesquisador das áreas das ciências do mar, oceanografia pesqueira e megafauna marinha, reconhecido mundialmente pelo seu trabalho de excelência. Precursor nos estudos sobre elasmobrânquios e a problemática dos incidentes com tubarões no litoral de Pernambuco. Coordenador e idealizador do Projeto MegaMar.
 

Seu comprometimento com a transmissão do conhecimento e capacidade extraordinária de transbordar o amor pela ciência em sua oratória encantou e inspirou seus alunos e a todos que o ouviam. Infelizmente, nos deixou precocemente, em junho de 2021, por complicações da Covid-19, mas, seu legado segue inspirando e orientando, e será sempre lembrado como uma referência na formação de futuras gerações de pesquisadores das Ciências do Mar. Desta maneira, a equipe presta esta singela homenagem, a este grandioso ser de luz!

fh2.jpg

Foto: Draúsio Veras